A Organização Mundial de Saúde (OMS) elevou de 3 para 4 o nível de alerta de risco de pandemia de gripe suína em uma escala que vai de um 1 a 6, informou a agência japonesa de notícias Kyodo News, citada pela Dow Jones. Segundo a agência, o nível 4 de alerta significa que a OMS confirmou a eclosão de um novo surto de influenza com evidências de aumento das transmissões entre humanos. A diretora-geral da OMS, Margaret Chan, decidiu elevar o nível de alerta depois de uma segunda reunião emergencial com especialistas em gripe suína, escreveu a Kyodo News em seu despacho.
A segunda reunião emergencial da OMS estava originalmente prevista para amanhã, mas foi antecipada para hoje depois de o número de mortes suspeitas da doença ter chegado a 149 no México. O número de infecções nos Estados Unidos subiu para 40 e seis casos foram reportados no Canadá, prosseguiu a OMS. Também houve um caso confirmado na Espanha e dois no Reino Unido. Há ainda casos suspeitos na Alemanha, na França, na Itália, na Nova Zelândia, na Suíça e no Peru.
Conforme o site da OMS, a escala de alerta tem seis níveis. Se chegar ao estágio 5, e eventualmente ao 6, a doença já seria caracterizada como “pandemia”, com característica de “infecção disseminada de humano para humano”, afirma nota explicativa no site da OMS. O nível de alerta anterior era o 3, caracterizado por infecções predominantemente em animais, com poucos casos em humanos. Ao atingir o estágio 4 a doença passa a ser considerada como de “transmissão sustentada de humano para humano”, com possibilidade de causar “propagações a nível comunitário”. Nesse estágio já há aumento significativo no risco de uma pandemia, mas não necessariamente significa que a pandemia seja uma conclusão determinada.
Os estágios mais elevados do alerta são o 5 e o 6. No 5 há propagação disseminada do vírus de humano para humano em pelo menos dois países de uma região. Ainda que muitos países não tenham sido afetados, “a declaração de fase 5 é um forte sinal de que uma pandemia é iminente e que o tempo para finalizar a organização, comunicação e implementação de medidas planejadas de alívio é curto”, afirma a OMS. No estágio 6, o mais elevado, há propagações em nível comunitário em pelo menos mais outro país de uma região diferente, além das características definidas na fase 5. “A designação desse estágio, significa que uma pandemia global está em andamento”, explica a OMS.