A Odyssey Marine Exploration, empresa líder na exploração de naufrágios, anunciou que o “SS Republic”, um navio carregado de ouro e prata localizado por seus mergulhadores no fundo do Oceano Atlântico, é a “mais valiosa descoberta já feita nessas águas”.

O “SS Republic” naufragou durante um furacão a 25 de outubro de 1865, quando tentava se refugiar no porto de Savannah, na Georgia, e permaneceu no fundo do mar por 138 anos, apesar de sua preciosa carga de moedas de ouro e prata. A fortuna era destinada a financiar a reconstrução do sul do país, devastado durante a Guerra de Secessão.

Até o momento, já foram recuperadas mais de 750 moedas de ouro e 900 de prata, mas, de acordo com Donald Kagen, perito da Odyssey, o tesouro encontrado a mais de 500 metros de profundidade pode chegar a mais de 30 mil peças de metais preciosos.

O navio foi descoberto em meados deste ano em águas internacionais, o que garante à Odyssey direitos exclusivos sobre a carga. Se o naufrágio tivesse ocorrido em águas territoriais americanas, a empresa sediada em Tampa, Flórida, seria obrigada a dividir a fortuna com o governo.

O “SS Republic” media 70 metros de comprimento, tinha duas pontes e transportava o tesouro de Nova York a New Orleans, quando foi colhido pelos fortíssimos ventos no sétimo dia de viagem.

A Odyssey, que realizou uma minuciosa pesquisa antes de iniciar a busca da embarcação naufragada, informou que o navio levava a bordo 59 passageiros e tripulantes, além da carga avaliada em US$ 400 mil, uma imensa fortuna para a época.

continua após a publicidade

continua após a publicidade