A pouco mais de quatro meses da eleição, o candidato democrata Barack Obama está com uma vantagem de 12 pontos porcentuais sobre seu rival republicano, John McCain, de acordo com pesquisa do jornal Los Angeles Times e da Bloomberg, divulgada nesta quarta-feira (25). A sondagem mostra Obama com 49% das intenções de voto, enquanto McCain tem 37%.

continua após a publicidade

Quando os candidatos Ralph Nader, do Partido Verde, e Bob Barr, do Partido Libertário, são incluídos na pesquisa, a vantagem de Obama salta para 15 pontos: 48% a 33%. Trata-se da segunda grande pesquisa em menos de uma semana que mostra McCain com desvantagem significativa. Um levantamento da revista Newsweek, divulgado no domingo, também apontou para uma grande vantagem de Obama: 51% a 36%.

A crise econômica e a desilusão com o governo do presidente George W. Bush estão por trás da vantagem de Obama. A maioria dos eleitores acredita que o democrata seria o mais indicado para tirar o país da crise. No entanto, segundo pesquisas recentes, os americanos confiam mais em McCain para proteger o país contra o terrorismo.

Segundo a pesquisa, os eleitores de Hillary Clinton migraram em massa para Obama, contrariando previsões pessimistas – só 11% deles disseram que votariam em McCain, que minimizou a importância das pesquisas. ?As pessoas só se concentram nas eleições após as convenções?, disse o republicano.

continua após a publicidade