Obama se encontra com líderes da comunidade árabe

O presidente dos Estados Unidos, Barack Obama, se encontrou com membros da comunidade árabe norte-americana na Casa Branca nesta segunda-feira, antes de sua viagem à Israel, Palestina e Jordânia, afirmou um porta-voz dos EUA.

Durante o encontro, Obama reiterou que sua viagem ao Oriente Médio não era “dedicada a resolver uma questão de política específica, mas, sim, uma oportunidade de consultar a Jordânia, Israel e a Autoridade Palestina sobre uma ampla gama de questões”, disse um porta-voz.

Obama “ressaltou que a viagem é uma oportunidade para que ele demonstre o compromisso dos EUA em relação ao povo palestino – na Cisjordânia e em Gaza – e a parceria com a Autoridade Palestina, enquanto ela continua a construção de instituições que serão necessárias para criar um Estado palestino verdadeiramente independente”, disse a fonte.

Durante a visita, Obama também deve reiterar o compromisso dos Estados Unidos com a segurança de Israel ao falar “diretamente ao povo israelense sobre a história, interesses e valores que partilhamos”, afirmou o porta-voz.

Os quatro grupos que se reuniram com Obama, incluindo o Comitê Árabe-Americano Anti-Discriminação, disseram em um comunicado que os Estados Unidos poderiam mediar “uma resolução pacífica e duradoura para o conflito israelense-palestino – resolução que é essencial para a segurança de longo prazo no Oriente Médio”.

A reunião de segunda-feira da Casa Branca, que não foi incluída na agenda oficial de Obama, ocorre quatro dias após o líder dos EUA manter conversações semelhantes com representantes da comunidade judaica norte-americana.

Durante a reunião, Obama havia sinalizado que não levaria uma grande iniciativa de paz para o Oriente Médio quando chegar em Israel em sua primeira visita como líder dos EUA. As informações são da Dow Jones.

Grupos de WhatsApp da Tribuna
Receba Notícias no seu WhatsApp!
Receba as notícias do seu bairro e do seu time pelo WhatsApp.
Participe dos Grupos da Tribuna
Voltar ao topo