O presidente dos Estados Unidos, Barack Obama, declarou-se neste sábado (28) “pronto” para enfrentar os poderosos lobbies que atuam no país, incluindo os que trabalham nos multimilionários setores do seguro médico e do petróleo.
Obama desafiou os lobistas durante sua mensagem semanal de rádio e vídeo, dedicada neste sábado à questão do orçamento federal norte-americano para o ano fiscal de 2010. “Estou consciente de que a aprovação deste orçamento não será fácil, porque ele representa uma mudança real e drástica, representa também uma ameaça ao statu quo em Washington”, afirmou o presidente.
Por exemplo, indicou, “sei que o setor de seguros não irá gostar da idéia de ter que participar de uma licitação para continuar oferecendo cobertura de Medicare”, o seguro médico para as pessoas idosas. “Sei que as empresas petroleiras e de gás não irão gostar que deixemos de conceder cortes tributários de quase US$ 30 bilhões, mas assim ajudaremos a financiar uma economia baseada em energia renovável que gere novos postos de trabalho”, disse Obama.