O presidente dos Estados Unidos, Barack Obama, disse hoje que está “furioso” com a situação no Golfo do México e que a British Petroleum (BP) não se moveu suficientemente rápido para resolver o problema do derramamento de petróleo.
Em entrevista ao programa da CNN ‘Larry King Live’, Obama disse que a BP sentiu sua fúria, embora, disse ele, “gritar e exasperar com as pessoas”, não resolverá o problema.
Usando o mesmo tom do dia do início do vazamento, Obama disse: “Estou furioso com toda essa situação porque esse é um exemplo de quem ninguém pensou nas consequências de suas atitudes”.
Obama ainda não havia feito esse tipo de crítica à BP, mas hoje o presidente disse que não está vendo nenhum tipo de “resposta rápida” da BP que ele gostaria de ver.
Obama voltará ao Golfo do México amanhã para uma terceira visita desde que o petróleo começou a se espalhar depois que uma duto de petróleo pegou fogo no dia 20 de abril.
O presidente norte-americano afirmou que a BP causou o acidente e tem de pagar por isso, mas o governo federal tem a responsabilidade de garantir que a recuperação e esforços para reduzir os problemas continuem e pescadores locais e empresários foram contratados e pagos devidamente por seu trabalho nos esforços de limpeza. “Essas são as coisas que podemos fazer melhor”, afirmou Obama. As informações são da Associated Press.