Obama se diz aberto a discutir programa nuclear com Irã

O presidente dos Estados Unidos, Barack Obama, disse que continua disposto a conversar com o Irã a respeito de seu programa nuclear e sobre as sanções internacionais se Teerã seguir “um conjunto claro de medidas”. A declaração foi feita a um pequeno grupo de jornalistas na Casa Branca, depois que funcionários do governo norte-americano terem rejeitado um pedido para a realização de uma cúpula entre EUA e Irã.

O Washington Post noticiou que o presidente indicou que as sanções internacionais devem ser mantidas contra Teerã, mas que o regime deve ter uma via pacífica para o ajuste da questão nuclear. “É muito importante apresentar aos iranianos um conjunto claro de medidas que considerarmos suficientes para mostrar que eles não buscam (a construção de) armas nucleares”, disse Obama, segundo o jornal. “Eles devem saber para o que podem dizer ‘sim’.”

De acordo com a reportagem do Post, Obama deixou aberta a possibilidade de os EUA aceitarem um acordo que permita ao Irã manter seu programa nuclear civil, contanto que Teerã forneça “medidas de construção de confiança” que permitam verificar que o país não está construindo uma bomba.

Segundo a revista The Atlantic, durante a reunião Obama disse que o Irã está sentindo a dor provocada pelas sanções, mas ainda não está mudando suas políticas. “Pode ser que seu compromisso ideológico com armas nucleares seja tal que eles não estão fazendo uma simples análise de custo-benefício sobre a questão”, declarou o presidente, segundo a revista. “Mudar seus cálculos é muito difícil, mesmo que seja doloroso para eles, mas estamos começando a ver o descontentamento no Irã e eles estão surpresos com nosso sucesso.”

Na terça-feira, o porta-voz da Casa Branca, Robert Gibbs, recusou uma proposta do presidente iraniano, Mahmoud Ahmadinejad, para uma reunião frente a frente com Obama. “Nós sempre dissemos que estamos dispostos a nos sentar e discutir o programa nuclear ilícito do Irã se o Irã quiser isso de forma séria”, afirmou Gibbs. “Até agora, essa seriedade não apareceu.” As informações são da Dow Jones.

Grupos de WhatsApp da Tribuna
Receba Notícias no seu WhatsApp!
Receba as notícias do seu bairro e do seu time pelo WhatsApp.
Participe dos Grupos da Tribuna
Voltar ao topo