Obama rejeita ser vice em chapa encabeçada por Hillary

O pré-candidato democrata Barack Obama rejeitou a possibilidade de ser vice-presidente na chapa de sua rival Hillary Clinton. ?Eu não sou candidato a vice-presidente, eu sou candidato a presidente dos Estados Unidos da América?, disse Obama. ?Com todo o respeito: eu ganhei no dobro de Estados da senadora, recebi muito mais votos populares e tenho mais delegados do que a senadora. Eu não sei como alguém que está em segundo lugar pode oferecer a vice-presidência para alguém que está em primeiro lugar?, afirmou o senador no Mississippi, que realiza hoje sua primária.

Nos últimos dias, tanto Hillary como Bill Clinton têm sugerido uma chapa ?Obillary?, como vem sendo chamada, com a senadora como candidata à presidência e Obama à vice. A campanha de Hillary tenta agora convencer os eleitores, bastante divididos, de que eles podem ter o melhor de dois mundos com a chapa. No fim de semana, o ex-presidente Clinton afirmou que a chapa seria ?uma força quase irrefreável?.

Mas, diante das negativas de Obama, a campanha de Hillary tratou de questionar as credenciais do senador: ?O senador Obama não passou no teste de segurança nacional. Ainda há um longo caminho até a convenção em Denver, em agosto, mas qualquer pessoa escolhida para ser vice-presidente precisa estar pronta para ser comandante da nação?, disse Howard Wolfson, diretor de comunicações de Hillary.

Obama rebateu ontem o que chama de ?manobra política desleal? de Hillary. ?Eu não entendo – se não estou preparado, como é que eu seria um vice-presidente tão bom assim??, questionou o senador.

Segundo pesquisa divulgada pela Insider Advantage, Obama tem uma vantagem de 17 pontos no Estado de Mississippi, que tem 33 delegados em jogo e realiza hoje sua primária. Ele está com 54% das intenções de voto, diante de 37% de Hillary.

Grupos de WhatsApp da Tribuna
Receba Notícias no seu WhatsApp!
Receba as notícias do seu bairro e do seu time pelo WhatsApp.
Participe dos Grupos da Tribuna
Voltar ao topo