O candidato democrata à presidência dos Estados Unidos, Barack Obama, anunciou que viajará para o Iraque e para o Afeganistão antes das eleições de novembro.
Obama disse que os detalhes da viagem serão anunciados em breve. A viagem poderá incluir também algumas capitais européias, onde a mensagem de mudança de Obama provocou forte entusiasmo e interesse por sua candidatura.
É a primeira vez que o candidato democrata à Casa Branca divulga uma viagem ao exterior agendada antes da disputa eleitoral com o rival republicano, John McCain. A falta de referências ao Iraque na campanha de Obama tem sido motívos de críticas por parte do candidato republicano.
Uma pesquisa divulgada na última semana mostrou que tanto Obama como McCain são internacionalmente mais populares do que atual presidente, George W. Bush.
O mesmo levantamento apontou que o candidato democrata é mais bem visto do que o republicano em quase todos os países onde a pesquisa foi feita, entre eles Espanha, Alemanha e Indonésia.
Hoje, Obama conversou por telefone com o chanceler iraquiano, Hoshyar Zebari, dizendo-se encorajado pela queda da violência no país e reiterando ser favorável à retirada das tropas. Ontem, Zebari teve um encontro com o candidato republicano em Washington.