O presidente dos Estados Unidos, Barack Obama, anunciou hoje a nomeação do governador do Estado norte-americano de Utah, Jon Huntsman, empresário bem-sucedido e fluente em mandarim, como o próximo embaixador dos EUA na China. Huntsman, de 49 anos, é um governador popular que serviu por dois mandatos nos dois governos Bush e é conhecido por defender uma agenda moderada em um dos Estados mais conservadores dos EUA.
Se a indicação for confirmada pelo Senado, ele substituirá Clark Randt no posto de embaixador dos EUA na China. Randt, colega de classe do ex-presidente George W. Bush na Universidade de Yale, serviu como principal enviado de Washington a Pequim de julho de 2001 até janeiro deste ano, o que o tornou o embaixador norte-americano na China por mais tempo, desde que as duas nações estabeleceram relações diplomáticas.
A posição colocaria Huntsman na linha de frente de uma das relações mais complexas e cruciais de Washington, carregada de questões sensíveis, desde investimento e comércio até segurança nacional e o futuro de Taiwan, democracia autogovernada e forte aliada dos EUA que a China considera parte de seu território.
Pequim é o maior credor externo de Washington, com cerca de US$ 1 trilhão em dívida do governo dos EUA, e o expressivo superávit comercial da China com os EUA, além de preocupações com direitos humanos, são fonte constante de tensão nos EUA. As informações são da Associated Press.