O candidato democrata à Casa Branca, Barack Obama, lidera nos cruciais Estados de Ohio e Pensilvânia, mas sua vantagem caiu um pouco, aponta uma pesquisa da Universidade Quinnipiac divulgada nesta segunda-feira (3). O senador por Illinois vence seu rival republicano, John McCain, por 50% a 43% em Ohio. Na Pensilvânia, Obama aparece com 52% a 42%.
Obama, que pode ser eleito o primeiro presidente negro do país nesta quarta (4), tinha uma vantagem um pouco maior na última quarta-feira, quando liderava por 51% a 42% em Ohio, e 53% a 41% na Pensilvânia. Porém a variação está dentro da margem de erro nesses Estados, de 2,3 pontos percentuais para mais ou para menos.
Segundo a sondagem, a Flórida permanece indefinida. No Estado, o democrata lidera com 47% a 45%, dentro da margem de erro de 2,5 pontos percentuais. O resultado é o mesmo da última sondagem no Estado. “O senador Obama parece capaz do melhor resultado de qualquer candidato democrata entre os eleitores brancos em uma geração, voltando pelo menos aos patamares de Jimmy Carter, em 1976, ou talvez de Lyndon Johnson, em 1964”, disse Peter Brown, diretor-assistente do Instituto de Pesquisas da Universidade Quinnipiac. Desde 1960, nenhum candidato à presidência dos EUA venceu sem conseguir pelo menos dois desses três Estados.
Reta final
Hoje, o candidato republicano passará por sete Estados, em seus últimos esforços para tentar virar o jogo. Já Obama fará comícios em três Estados antes considerados republicanos e que agora podem pender para o outro lado. Obama começa sua jornada em Jacksonville, Flórida, antes de viajar para a Virgínia e a Carolina do Norte.
“Meus amigos, já é oficial: falta um dia para que encaminhemos os Estados Unidos em uma nova direção”, disse McCain em um comício na madrugada de hoje, em Miami, na Flórida. McCain passará por esses e outros Estados que apoiaram o presidente George W. Bush em 2004, a fim de manter as esperanças de uma virada. O senador por Arizona começou o dia em Tampa, Flórida. O cronograma inclui Tennessee, Pensilvânia, Indiana, Novo México e Nevada. Na madrugada de amanhã, ele passará ainda por Prescott, no Arizona, antes de voltar a sua casa em Phoenix, no mesmo Estado.
A companheira de chapa do republicano, Sarah Palin, fará campanha em cinco Estados nos quais Bush venceu: Ohio, Missouri, Iowa, Colorado e Nevada. A governadora do Alasca foi bem recebida pelos conservadores. Já Joe Biden, candidato à vice-presidência pelos democratas, passará por Missouri, Ohio e Pensilvânia.
As pesquisas indicam uma disputa intensa em Indiana, Flórida, Missouri, Carolina do Norte, Nevada e Ohio. As duas campanhas também investem para vencer em Iowa, Novo México, Pensilvânia, New Hampshire, Colorado e Virgínia. Com informações da Dow Jones e da Associated Press.