O presidente dos Estados Unidos, Barack Obama, prometeu neste sábado aos moradores da região do Golfo do México, afetados pelo maior vazamento de petróleo da história do país, que o governo não irá abandoná-los. “Estou aqui para dizer que nosso trabalho não está terminado e que não iremos a lugar nenhum até que esteja”, disse Obama em Panama City Beach, na Flórida.
Esta é a quinta viagem de Obama à região desde que a explosão de uma sonda da BP no Golfo, em 20 de abril, deixou 11 mortos e provocou o maior desastre ecológico da história dos EUA. Um dos motivos da visita foi impulsionar o turismo na região, duramente afetado pelo desastre.
A Casa Branca agendou a viagem em meio a críticas de que Obama não estava seguindo seu próprio conselho para que os norte-americanos passassem suas férias no Golfo.
Obama disse saber que muitos moradores da região que sofreram danos por causa do vazamento estão frustrados com o atraso no pagamento de indenizações por parte da BP, mas prometeu corrigir a situação. A BP criou um fundo de US$ 20 bilhões para esses pagamentos. “Quaisquer atrasos – por parte da BP ou daqueles que administram o fundo – são inaceitáveis, e vou continuar pressionando para que esses pagamentos sejam expedidos”, disse. As informações são da Associated Press.