Sob forte esquema de segurança e aproveitando a escuridão da noite, o presidente Barack Obama chegou ao Afeganistão nesta terça-feira. Ele vai assinar um acordo com o objetivo de cimentar os compromissos dos Estados Unidos com o país após o final da longa e impopular guerra em solo afegão.
Obama deve permanecer no Afeganistão por cerca de sete horas. Os Estados Unidos iniciaram uma guerra no país após os atentados de 11 de Setembro de 2001, mas de dez anos atrás.
A viagem tem significado simbólico para o presidente, na qualidade de comandante-em-chefe dos Estados Unidos, e permite a ele mostrar o que a Casa Branca considera o resultado da reorientação de Obama nos esforços de guerra: o assassinato, um ano atrás, do mentor dos atentados de 11 de Setembro, Obama bin Laden.
O Air Force One pousou durante a noite na Base Aérea de Bagram, a principal base norte-americana no Afeganistão.
Os jornalistas que viajaram com Obama durante as 13 horas de voo tiveram de manter o assunto em segredo até que o presidente tivesse concluído, em segurança, sua viagem de helicóptero até a capital Cabul, onde insurgentes do Taleban continuam a lançar ataques letais.
Obama vai se encontrar com o presidente afegão Hamid Karzai para assinar um acordo que vai determinar o papel dos Estados Unidos no Afeganistão depois que a missão de combate norte-americana for encerrada no final de 2014, 13 anos após começar. As informações são da Associated Press.