O presidente eleito dos Estados Unidos, Barack Obama, enviou um vídeo de apoio à candidatura da cidade de Chicago para sediar os Jogos Olímpicos de 2016, apresentado nesta sexta-feira (21), em uma reunião dos comitês olímpicos europeus em Istambul, na Turquia.
No vídeo, Obama diz que sempre defendeu que a cidade onde vive e da qual despontou para a política organize a Olimpíada. Ao falar que sua administração na presidência dará uma “nova perspectiva” ao papel dos Estados Unidos no mundo, Obama também afirmou que os Jogos Olímpicos são “uma oportunidade para que o país (Estados Unidos) abra seus braços e dê as boas-vindas ao mundo a nossas térreas e fortalezas amigas ao redor do mundo.”
As outras três cidades que brigam pelo direito de sediar a Olimpíada são Madri, na Espanha, Tóquio, no Japão, e o Rio, que também realizarão apresentações aos líderes olímpicos da Europa. O Comitê Olímpico Internacional (COI) elegerá a sede da Olimpíada de 2016 em sua assembléia geral, em outubro do ano que vem, em Copenhague, na Dinamarca.