Obama é pressionado para pedir liberdade de chineses

O presidente dos Estados Unidos, Barack Obama, deve pressionar a China a libertar dois importantes dissidentes chineses, um deles, o escritor Liu Xiaobo, é favorito para ganhar o Prêmio Nobel da Paz. O pedido foi feito por 30 congressistas norte-americanos, em duas cartas enviadas a Obama divulgadas hoje.

Obama deveria tratar dos casos do escritor e também do advogado pelos direitos humanos Gao Zhisheng, quando ele se reunir no mês que vem, na Coreia do Sul, com seu colega chinês, Hu Jintao, escreveram os legisladores. “Nós escrevemos para pedir que você peça ao presidente Hu que liberte os dois emblemáticos prisioneiros de consciência chineses, Liu Xiaobo e Gao Zhisheng”, afirmaram 29 membros da Câmara dos Representantes.

Em mensagem separada, a deputada Ileana Ros-Lehtinen, da Flórida, importante nome do Partido Republicano no Comitê de Relações Exteriores, pressiona Obama a buscar a “libertação incondicional” dos dissidentes. Obama deve se encontrar com o presidente chinês nos intervalos do encontro do Grupo dos 20 em Seul.

Liu, de 54 anos, foi preso por 11 anos, em dezembro, acusado de subversão após assinar um texto pedindo uma reforma democrática no país. Já Gao, que já atuou em temas sensíveis no país, como os cristãos que não podem pregar sua fé publicamente e o movimento espiritual Falun Gong, desapareceu duas vezes desde o ano passado. A família dele escapou para os EUA. As informações são da Dow Jones.

Grupos de WhatsApp da Tribuna
Receba Notícias no seu WhatsApp!
Receba as notícias do seu bairro e do seu time pelo WhatsApp.
Participe dos Grupos da Tribuna