Barack Obama considerou seriamente a possibilidade de convidar Hillary Clinton para ser vice-presidente, apesar de seus principais auxiliares não gostarem muito da ideia. A informação faz parte do livro de memórias de um coordenador de campanha do presidente.

continua após a publicidade

“Nem Ax (o conselheiro David Axelrod) nem eu éramos fãs da opção Hillary Clinton”, disse David Plouffe, que coordenou a campanha de Obama em 2008, em sua biografia, que teve alguns trechos publicados pela revista “Time” nesta quinta-feira.

“O que me surpreendeu foi que Obama estava claramente pensando mais seriamente em chamar Hillary Clinton do que eu e Ax tínhamos nos dado conta”, escreveu Plouffe, descrevendo uma reunião que os três tiveram em 2008, quando tornou-se claro que Obama seria o candidato democrata.

continua após a publicidade

Plouffe disse que no início de agosto, Obama havia restringido sua lista ao senador Joe Biden (o vice-presidente); o senador Evan Bayh, de Indiana; e o governador Tim Kaine, da Virgínia.

Plouffe escreveu que “inicialmente recebemos muitos conselhos de vários conselheiros dela (Hillary) para chamá-la para o cargo, embora esses ‘conselhos’ possam ser melhor descritos como pressões sutis”.

continua após a publicidade