O candidato democrata à Casa Branca, Barack Obama, completou nesta segunda-feira (4) 47 anos e comemorou o seu aniversário em Lansing, no Michigan, apresentando o programa energético para um possível futuro governo.
Obama voltou a fazer campanha em Chicago com um discurso no qual destacou o preço elevado da gasolina, indicou a criação de cinco milhões novos postos de trabalho “verdes” e a eliminação da dependência do petróleo do Oriente Médio em dez anos.
Paralelamente, a campanha do senador de Illinois lançou uma nova propaganda eleitoral em que ataca o rival republicano John McCain, representado como um fantoche da indústria do petróleo.
“Cada vez que você enche o tanque (do seu carro), enche os bolsos dos petroleiros, e agora os petroleiros enchem o caixa da campanha de McCain com U$ 2 milhões dos contribuintes”, afirma o comercial que mostra o senador do Arizona ao lado do presidente George W. Bush.
A voz do narrador continua: “Depois de um presidente nas mãos dos petroleiros não podemos permitir um outro. O programa de Obama prevê o fornecimento de milhares de dólares de benefícios para as famílias norte-americanas com o objetivo de combater a alta da gasolina. Um programa real e uma nova energia.”