O candidato democrata à Presidência dos Estados Unidos, Barack Obama, afirmou neste sábado (2) que a campanha de seu rival, o republicano John McCain, não é racista, mas “cínica” em tentar desviar a atenção dos eleitores das questões reais da campanha presidencial. A campanha de McCain afirmou recentemente que Obama deu uma “cartada racista” quando o candidato democrata alertou os eleitores que McCain tentaria lhes dizer que “ele não parece com todos os outros presidentes que estão nas notas do dólar”.

continua após a publicidade

Um porta-voz da campanha de McCain disse, após o episódio, que o candidato republicano estava sendo apontado como racista. Segundo Obama, tal afirmação da equipe de campanha do rival é uma tentativa de mudar o foco da campanha presidencial.

“De maneira nenhuma acho que a campanha de McCain esteja sendo racista”, disse Obama. “Acho que ela é cínica. Acho que ela quer distrair as pessoas, tirando a atenção das questões reais. Temos que garantir que continuamos focados nas preocupações do dia-a-dia das pessoas”, disse o democrata. “Eles são muito bons para fazer campanha negativa, mas não tão bons para governar”, disse Obama referindo-se à equipe de campanha de McCain.

continua após a publicidade