Um grupo de cerca de 30 líderes mundiais e altos diplomatas retomaram hoje as negociações na conferência climática patrocinada pela Organização das Nações Unidas (ONU) em Copenhague. A reunião trata de um rascunho de acordo para combater o aquecimento global. A retomada ocorreu pouco após o presidente dos Estados Unidos, Barack Obama, aterrissar em Copenhague. Aproximadamente 120 chefes de Estado e de governo tentarão hoje negociar um acordo global.
Um delegado europeu afirmou que o rascunho em discussão continha uma disposição para que se evitasse o aumento nas temperaturas globais em mais de 2º Celsius, comparados com o período anterior à Era Industrial. Segundo ele, porém, há poucos pontos específicos sobre esforços de mitigação – a redução de emissões de gases de efeito estufa, como o dióxido de carbono (CO2) – e sobre o financiamento para o combate às mudanças climáticas.
“Basicamente, ficou claro que será apenas uma declaração política, sobre a qual há poucos detalhes no momento”, afirmou a fonte, que pediu anonimato. As informações são da Dow Jones.