Obama chama apoio dos EUA a Israel de ‘sacrossanto’

O presidente dos EUA, Barack Obama, chamou nesta quinta-feira o apoio a Israel de “sacrossanto”, e disse que quer o país mantenha a sua “superioridade militar”. Obama fez a declaração às vésperas de uma reunião com o primeiro-ministro israelense, Benjamin Netanyahu. Os dois líderes devem se encontrar na segunda-feira, na Casa Branca, para discutir sobre o desenvolvimento do programa nuclear iraniano.

Obama fez as declarações nesta quinta-feira durante uma reunião, em Nova York, para angariar fundos visando à sua reeleição. Na ocasião, o presidente abordou as mudanças geopolíticas criadas por levantes populares no mundo árabe.

“Uma de nossas metas de longo prazo na região é ter certeza de que o compromisso sagrado que fazemos com a segurança de Israel não é apenas uma questão de lhes proporcionar a capacidade militar de que necessitam”, disse Obama. Os EUA também vão cooperar com Israel “para tentar trazer a paz à região, que pode ser duradoura”, afirmou o presidente. “E isso é um desafio”, acrescentou.

Durante a explanação de Obama, uma mulher gritou: “Use sua liderança! Nenhuma guerra no Irã”. Diante disso, o presidente sorriu e respondeu: “Ninguém anunciou uma guerra, mocinha. Você está se precipitando um pouco”. As informações são da Dow Jones.

Grupos de WhatsApp da Tribuna
Receba Notícias no seu WhatsApp!
Receba as notícias do seu bairro e do seu time pelo WhatsApp.
Participe dos Grupos da Tribuna
Voltar ao topo