O presidente dos Estados Unidos, Barack Obama, e o líder do Afeganistão, Hamid Karzai, reuniram-se ontem na Casa Branca para tentar melhorar a relação entre os dois países. Após a conversa, Obama assumiu a responsabilidade pelas mortes de civis afegãos por tropas norte-americanas. “Em última instância, eu sou o responsável por essas mortes.”
O número de civis mortos é a grande fonte de tensão entre os dois países. Pelo menos 90 afegãos foram mortos de forma acidental por tropas da Organização do Tratado do Atlântico Norte (Otan) nos primeiros quatro meses do ano, um aumento de 250% em relação ao mesmo período do ano passado. No total, mais de 170 civis foram mortos no Afeganistão desde o início deste ano, a maioria vítima de ataques suicidas e bombas de estrada colocadas por insurgentes.
Karzai afirmou que os dois tiveram uma conversa “franca e produtiva”. O líder afegão chegou a Washington na segunda-feira. Na terça-feira, visitou soldados em recuperação no hospital militar Walter Reed. Ontem, foi recebido por Obama e compareceu a um jantar oferecido pelo vice-presidente Joe Biden.