Obama apela a Congresso para aprovar controle de arma

O presidente dos Estados Unidos, Barack Obama, fez novos apelos ao Congresso norte-americano neste sábado para que seja aprovada uma série de medidas destinadas a reduzir a violência com armas no país. A declaração fez parte de seu discurso semanal de rádio e internet.

De acordo com o presidente, seu governo está tomando uma série de medidas imediatas, como a ajuda às escolas que querem contratar mais policiais e estímulo ao Centro de Controle de Doenças para estudar as melhores maneiras para reduzir a violência armada. No entanto, para fazer uma diferença real, o presidente disse que é preciso uma ação do Congresso.

Na última quarta-feira, Obama assinou 23 decretos presidenciais que têm como objetivo prevenir o país de ondas de massacres, como o que deixou 20 crianças e seis adultos mortos na escola Sandy Hook, em Newtown, Connecticut, em dezembro passado.

Republicanos mais conservadores rejeitaram o plano de Obama. Segundo eles, a proposta agride o direito dos cidadãos de portar armas, que consta na segunda emenda da constituição. Mas o presidente negou que esta seja sua intenção.

“Como a maioria dos americanos, eu acredito que a segunda emenda da Constituição garante o direito individual de portar armas. Nós temos uma forte tradição de posse de armas no país, e a grande maioria dos proprietários de armas age com responsabilidade”, disse Obama. As informações são da Dow Jones.

Grupos de WhatsApp da Tribuna
Receba Notícias no seu WhatsApp!
Receba as notícias do seu bairro e do seu time pelo WhatsApp.
Participe dos Grupos da Tribuna
Voltar ao topo