Já chega a 84 o número de mortos em vários ataques realizados hoje no Iraque, segundo a polícia local. No mais violento dos incidentes, dois carros-bomba explodiram na cidade de Hillah, ao sul de Bagdá. Esse atentado foi seguido pela explosão de um suicida, o que matou no total pelo menos 45 pessoas e deixou ao menos 140 feridos. Trata-se do dia mais violento do ano no Iraque.

continua após a publicidade

Um porta-voz da polícia provincial de Babil, major Muthana Khalid, confirmou que 45 pessoas morreram nos ataques ocorridos em Hillah, 95 quilômetros ao sul de Bagdá. A cidade é capital da província de Babil. Houve primeiro a explosão dos carros-bomba e, pouco depois, um homem se detonou perto das pessoas que tentavam ajudar as vítimas.

O médico Zuhair al Khafaji, diretor do hospital geral de Hillah, confirmou o número de vítimas. Os ataques em Hillah foram os mais recentes desta segunda-feira, quando uma série de violentas explosões e ataques com armas de fogo em Bagdá e outros pontos do país deixaram dezenas de mortos.

Em um dos ataques, na pequena cidade de Suwayrah, oito pessoas morreram e 71 ficaram feridas, segundo um policial e um funcionário de um hospital da cidade próxima de Kut. Suwayrah fica 40 quilômetros ao sul de Bagdá.

continua após a publicidade

Ainda não está claro quem estaria por trás da violência. Policiais iraquianos também foram alvos em outros pontos do país. Em Falluja, a oeste de Bagdá, pelo menos três pessoas morreram na explosão de três bombas.