Número de civis mortos sobe 15% no Afeganistão

O número de civis mortos por causa da violência relacionada à guerra no Afeganistão subiu 15% no primeiro semestre deste ano, segundo um relatório da Organização das Nações Unidas (ONU) divulgado hoje. De acordo com o documento, pelo menos 1.462 civis morreram no período, ante 1.271 vítimas nos primeiros seis meses de 2010.

O número de ataques suicidas continua estável na comparação com o ano passado, mas o número de civis mortos nesses atentados subiu 52%, diz o relatório. “Ataques suicidas se tornaram mais complexos neste ano, geralmente com o uso de vários suicidas em ataques espetaculares que matam muitos civis”, afirma o documento.

Ataques aéreos, realizados pela coalizão liderada pelos Estados Unidos, ainda são a principal causa de mortes de civis provocadas por forças pró-governo. No primeiro semestre do ano, 79 mortes de civis foram atribuídas a essas ações, 14% a mais do que no mesmo período de 2010. Esses números incluem todos os ataques ou ataques aéreos disparados por veículos militares, incluindo disparos e bombas lançados de aviões, helicópteros e aviões não tripulados, informa o relatório da ONU.

Já o mês de maio foi o mais violento para civis afegãos desde que a ONU começou a fazer a contagem em 2007, com 368 mortes. O número de civis feridos também subiu, em 7%. Nos primeiros seis meses do ano, 2.144 civis ficaram feridos, ante 1.997 no mesmo período do ano passado. As informações são da Associated Press.

Grupos de WhatsApp da Tribuna
Receba Notícias no seu WhatsApp!
Receba as notícias do seu bairro e do seu time pelo WhatsApp.
Participe dos Grupos da Tribuna
Voltar ao topo