O conselho militar que governa o Egito concedeu poderes presidenciais ao primeiro-ministro interino do país, Kamal Ganzuri, mas destacou que ele não terá controle sobre o Exército nem o Judiciário.
“O conselho Supremo das Forças Armadas delegou poderes presidenciais a Kamal Ganzuri, de acordo com a lei, mas isso não inclui as Forças Armadas e o Judiciário”, informou a agência oficial de notícias Mena.
Ganzuri anunciou seu novo gabinete nesta quarta-feira, nomeando um ex-chefe de polícia do Cairo para a importante posição de Ministro do Interior, informou a televisão estatal.
Ganzuri, de 78 anos, que ocupou o cargo de premiê durante o governo de Hosni Mubarak, foi indicado cerca de duas semanas atrás, mas teve dificuldades para escolher um novo ministro do Interior, que é responsável pela polícia.
Mohammed Ibrahim Yusuf, que comandou a polícia no distrito de Giza, na capital, foi empossado perante o chefe do conselho militar, Marechal de Campo Hussein Tantawi, informou a televisão estatal.
O novo ministro de Finanças é Mumtaz al-Said e a pasta de Relações Exteriores foi mantida por Mohammed Kamel Amr.
O segundo gabinete interino desde a queda do ex-presidente Hosni Mubarak em fevereiro renunciou em 21 de novembro sob pressão dos violentos protestos contra sua atuação na transição do país para a democracia. As informações são da Dow Jones.