O extremista egípcio Ayman al-Zawahiri, sucessor de Osama bin Laden à frente da rede Al-Qaeda, elogiou nesta quarta-feira as ações dos opositores ao governo da Síria em sua tentativa de derrubar o presidente Bashar Assad.
Em uma mensagem em vídeo disseminada nesta quarta-feira (27) em páginas usadas por extremistas islâmicos, porém, Al-Zawahiri ressalva que, em sua visão, o governo norte-americano quer substituir Assad por um líder que preserve os interesses dos Estados Unidos e de Israel.
Na mensagem, o novo líder da Al-Qaeda busca caracterizar o levante na Síria como uma luta dos islâmicos contra os interesses ocidentais no Oriente Médio. Já os ativistas sírios dizem que a religião tem pouca influência sobre as ações para derrubar Assad.
A Al-Qaeda fez tentativas prévias de se associar aos manifestantes que no início do ano derrubaram as ditaduras até então vigentes na Tunísia e no Egito. Al-Zawahiri assumiu a liderança da rede extremista islâmica depois de comandos militares norte-americanos terem assassinado o saudita Osama bin Laden em uma operação secreta no Paquistão em 2 de maio. As informações são da Associated Press.