Novo chefe das FARC pode conseguir diálogo com Uribe, diz especialista

Alfonso Cano, novo líder das Forças Armadas Revolucionárias da Colômbia  (Farc), pode estar disposto a negociar um acordo de paz com o governo do presidente Álvaro Uribe, apontou nesta segunda-feira (14) o jornalista William Parra, correspondente da rede Telesur na Colômbia.

"A chegada de Alfonso Cano e também de Pablo Catatumbo (ao secretariado das Farc) é importante, porque são duas pessoas que efetivamente podem levar a guerrilha a uma negociação", declarou o jornalista.

Parra disse que agora "tem que ver qual será a postura dos outros membros do secretariado, pois não é só o comandante que toma as decisões".

O jornalista está sendo investigado pela Justiça colombiana por ter aparecido como traficante de armas para as Farc nos arquivos dos supostos computadores do guerrilheiro morto Raúl Reyes. Parra nega a acusação.

Em maio de 2005, após a divulgação de uma entrevista feita com Reyes, ex-número dois das Farc, o jornalista conseguiu sobreviver a seis punhaladas na cabeça quando saia de um restaurante em Bogotá.

O especialista no conflito colombiano afirmou que "tem que se reconhecer os importantes golpes dados na guerrilha" e que o presidente Uribe "é o chefe de uma sociedade mafiosa".

O jornalista recordou que um boletim confidencial do Departamento de Estado incluía Uribe entre os aliados do cartel de Medellín, de Pablo Escobar.

Grupos de WhatsApp da Tribuna
Receba Notícias no seu WhatsApp!
Receba as notícias do seu bairro e do seu time pelo WhatsApp.
Participe dos Grupos da Tribuna
Voltar ao topo