Centenas de milhões de indianos se viram afetados novamente nesta terça-feira, pela segunda vez em dois dias, por um blecaute que atingiu grandes áreas do norte e do leste do país, confirmou à Agência Efe uma fonte oficial.
“Há problemas com a rede elétrica no norte e no leste do país. Estamos revisando-a”, disse à Efe o chefe da seção norte da corporação pública de eletricidade, V. K. Agrawal.
O blecaute aconteceu por volta das 13h locais (4h30 de Brasília) e, segundo diferentes meios da imprensa, afetou pelo menos 15 estados do norte e do leste da Índia, após uma falha inicial na cidade de Agra.
A falha prejudicou o serviço de trens no norte e no leste do país e o de metrô nas cidades de Nova Délhi e Calcutá, que ficaram temporariamente suspensos, segundo informou o canal televisivo “NDTV”.
Esse veículo informou também que o corte afetou 15 regiões do norte da Índia porque quatro delas, Rajastão, Punjab, Haryana e Uttar Pradesh, consumiram uma quantidade de energia maior do que podiam.
No início da tarde do horário local, o ministro da Eletricidade indiano, Sushil Kumar Shinde, declarou que os trabalhos de reparação estão em andamento e que espera resolver o problema em uma hora e meia.
Nesta segunda-feira, milhões de pessoas haviam sido afetadas de madrugada pelo que as autoridades indianas qualificaram como o “pior blecaute” em dez anos, embora neste caso só tenham sido afetadas sete regiões no norte do país.