A erupção ocorrida hoje no vulcão Merapi, na Indonésia, pouco antes da meia-noite (horário local) foi seis vezes mais poderosa que a explosão inicial, no dia 26 de outubro. O fenômeno causou pânico entre moradores dos arredores que tentavam fugir. As autoridades ampliaram a área de risco do Monte Merapi para um raio de 20 quilômetros, disse Subandrio, vulcanólogo do governo.

continua após a publicidade

As novas erupções lançaram material que incinerou casas no limite da zona de risco definida pelas autoridades. Soldados participaram hoje das operações de resgate na localidade de Bronggang, 15 quilômetros distante do Monte Merapi, retirando pelo menos 58 corpos de casas e ruas onde havia muita fumaça. Dezenas de feridos foram levados em macas.

O número de mortes causadas pela erupções do vulcão Merapi subiu para 102, segundo números oficiais. Mais de 70 feridos são tratados no Hospital Sardjito, onde vários corpos estão no necrotério local. Mais de 75 mil pessoas já foram retiradas de suas casas por causa do vulcão. As informações são da Associated Press.

continua após a publicidade