O USDA (Departamento de Agricultura dos Estados Unidos) aprovou a venda de carne cultivada a partir de células por duas empresas californianas, na última quarta-feira (21). Pela primeira vez, as startups Upside Foods e Good Meat poderão produzir e comercializar “carne de laboratório”, não proveniente do abate de animais. A FDA (Administração de Drogas e Comidas dos Estados Unidos) também aprovou a venda do produto.

continua após a publicidade

LEIA MAIS – Censo 2022: Curitiba tem mais habitantes; Dados de cidade da RMC impressionam

A carne é produzida a partir da alimentação de células animais com açúcares, ácidos, vitaminas e minerais em tanques de aço, dentro de um laboratório. Essas células são desenvolvidas em gordura e músculo, o que cria algo indistinguível da carne tradicional. O produto é uma antítese a “carne do futuro”, feita de plantas, que ganhou muita popularidade nos últimos anos.

VIU ESSA? Brigadeiro perfeito? Em pouco tempo, doceira de Curitiba atinge 10 mil vendas ao mês

continua após a publicidade

A inovação abre portas para uma nova era da indústria alimentícia, consideravelmente mais sustentável, já que os impactos ambientais causados pela pecuária são reduzidos. “Em vez de toda a terra e toda água usada para a criação desses animais que são abatidos, podemos fazer as coisas de um jeito diferente”, afirmou Josh Tetrick, cofundador e diretor executivo da Eat Just, companhia que opera a Good Foods, em entrevista ao New York Times.

No supermercado?

Apesar da inovação tecnológica, é improvável que consumidores encontrem o produto das gondolas do supermercado tão cedo. A produção da carne cultivada a partir de células, hoje restrita à de frango, é muito mais cara que a da carne convencional. As empresas da Califórnia irão começar suas operações de forma modesta, fornecendo o alimento para alguns restaurantes.

O que??

Que absurdo é esse?? Carne de Onça e Barreado entre as piores comidas??

Fã “carne e unha” realiza sonho ao encontrar Fábio Jr. em Curitiba

Pesquisa aponta Ratinho Jr como favorito à presidência em 2026; Quem são os outros?

continua após a publicidade