Três norte-americanos presos no Irã há dez meses puderam receber hoje a visita de suas mães, numa reunião que foi exibida pela televisão estatal iraniana. O encontro aconteceu no Hotel Esteghlal, no norte de Teerã. Os três norte-americanos foram retirados da prisão de Evin e levados ao hotel, onde encontraram suas mães.
As três mães, Nora Shourd, Cindy Hickey e Laura Fattal, esperam que a visita leve à libertação, em breve, de Sarah Shourd, de 31 anos; do namorado dela, Shane Bauer, de 27 anos; e do amigo do casal, Josh Fattal, de 27 anos.
O trio foi detido em julho do ano passado após entrar inadvertidamente no Irã, quando fazia uma caminhada nas montanhas do Curdistão iraquiano. As autoridades iranianas acusaram os três de espionagem e entrada ilegal no país.
O Irã concedeu vistos para que as três mulheres visitassem seus filhos, no que chamou de “gesto humanitário islâmico” – e elas apelaram ao governo do Irã para que os liberte com um novo gesto desse tipo.
“Nós esperamos voltar para casa em breve, talvez com nossas mães”, disse Josh Fattal. Os três prisioneiros pareciam saudáveis, vestindo jeans e camisas polo. Sarah Shourd usava um véu marrom na cabeça. Ela disse que as autoridades iranianas estão dando um tratamento “decente” ao trio.