No Peru, Humala divulga nomes de seu ministério

O presidente eleito do Peru, Ollanta Humala, nomeou hoje Salomon Lerner Ghitis como seu primeiro-ministro e Luis Miguel Castilla como ministro de Finanças do país. A escolha dos ocupantes desses importantes cargos tem como objetivo melhorar a convicção de que o país vai manter suas políticas econômicas voltadas ao mercado.

Lerner Ghitis, que é empresário, coordenou a campanha de Humala à presidência. Engenheiro de formação, ele também tem experiência no setor público. Castilla, de 42 anos, é considerado um economista ortodoxo com experiência recente no governo. Ele concluiu um doutorado em economia da Universidade Johns Hopkins em 2001, além de ter estudado da Universidade de Harvard e na Universidade McGill. Castilla foi vice-ministro de Finanças durante o atual governo de Alan Garcia.

No domingo, Humala disse que vai indicar o presidente do Banco Central, Julio Velarde, para um segundo mandato, medida que foi aplaudida pelos mercados financeiros. O presidente eleito também nomeou o economista Kurt Burneo para o Ministério da Produção e Carlos Herrera para a pasta das Minas e Energia. Rafael Roncagliolo foi escolhido para o Ministério de Relações Exteriores e Daniel Mora vai comandar a Defesa.

Em entrevista à emissora de televisão ATV, hoje, Humala disse que o novo gabinete reflete o reconhecimento da estabilidade macroeconômica e monetária do Peru. “Estamos organizando um governo de consenso nacional. A ideia não é que este seja um governo de 53% da população, mas de todo o Peru”, disse ele. Ollanta Humala vai assumir a presidência no dia 28, para um mandato de cinco anos. As informações são da Dow Jones.

Grupos de WhatsApp da Tribuna
Receba Notícias no seu WhatsApp!
Receba as notícias do seu bairro e do seu time pelo WhatsApp.
Participe dos Grupos da Tribuna
Voltar ao topo