O presidente dos Estados Unidos, Barack Obama, afirmou hoje, em Tóquio, que seu país é uma potência “pacífica” e prometeu aprofundar o envolvimento norte-americano na região. A declaração foi feita na primeira entrevista coletiva concedida por Obama durante seu giro pela Ásia, iniciado hoje pelo Japão. Ao lado do primeiro-ministro japonês, Yukio Hatoyama, Obama declarou ainda que a aliança entre Washington e Tóquio representa “as fundações” da paz e da prosperidade na Ásia.

continua após a publicidade

Obama desembarcou mais cedo na Tóquio, dando início a sua primeira visita oficial à Ásia pelo Japão, o principal aliado de Washington em uma região cada vez mais dominada pela China. O objetivo do giro do presidente norte-americano por quatro países asiáticos é fazer frente a sugestões de que os EUA estariam perdendo influência na região mais populosa do mundo por estar com a atenção voltada para problemas internos e para as guerras no Iraque e no Afeganistão.

No fim de semana, quando estiver em Cingapura, Obama participará da reunião de cúpula do Fórum de Cooperação Econômica da Ásia-Pacífico. Depois, na próxima semana, ele passará três dias na China, e encerrará o tour pela Coreia do Sul. As informações são da Dow Jones.

continua após a publicidade