O presidente da Nicarágua e ex-revolucionário Sandinista, Daniel Ortega, parece perto de vencer as eleições deste domingo. Com quase 50% das intenções de voto e 18 pontos à frente de seu principal opositor na pesquisa mais recente, Ortega pode conseguir um mandato que não apenas dará a ele a reeleição como também permitirá que faça mudanças na Constituição para garantir reeleições perpétuas.

continua após a publicidade

O segundo colocado nas pesquisas é o dono de uma estação de rádio, Fabio Gadea, do Partido Liberal Independente. O conservador Arnoldo Aleman, ex-presidente e constante candidato, vem em seguida, com 11% das intenções de voto.

Desde que voltou ao poder, em 2007, Ortega ampliou sua popularidade no país mais pobre da América Central, com apoio de uma economia de mercado livre à qual ele anteriormente se opunha. Agora, com uma plataforma populista e uma promessa do Banco Mundial para apoiar suas estratégias econômicas, ele busca um terceiro mandato – o segundo consecutivo – depois que a maioria sandinista da Suprema Corte do país acabou com o limite de um mandato que era imposto pela legislação nicaraguense. As informações são da Associated Press.

continua após a publicidade