Nicarágua pode reeleger hoje Daniel Ortega

O presidente da Nicarágua e ex-revolucionário Sandinista, Daniel Ortega, parece perto de vencer as eleições deste domingo. Com quase 50% das intenções de voto e 18 pontos à frente de seu principal opositor na pesquisa mais recente, Ortega pode conseguir um mandato que não apenas dará a ele a reeleição como também permitirá que faça mudanças na Constituição para garantir reeleições perpétuas.

O segundo colocado nas pesquisas é o dono de uma estação de rádio, Fabio Gadea, do Partido Liberal Independente. O conservador Arnoldo Aleman, ex-presidente e constante candidato, vem em seguida, com 11% das intenções de voto.

Desde que voltou ao poder, em 2007, Ortega ampliou sua popularidade no país mais pobre da América Central, com apoio de uma economia de mercado livre à qual ele anteriormente se opunha. Agora, com uma plataforma populista e uma promessa do Banco Mundial para apoiar suas estratégias econômicas, ele busca um terceiro mandato – o segundo consecutivo – depois que a maioria sandinista da Suprema Corte do país acabou com o limite de um mandato que era imposto pela legislação nicaraguense. As informações são da Associated Press.

Grupos de WhatsApp da Tribuna
Receba Notícias no seu WhatsApp!
Receba as notícias do seu bairro e do seu time pelo WhatsApp.
Participe dos Grupos da Tribuna
Voltar ao topo