Cinco pessoas morreram e 24 ficaram feridas em dois ataques neste domingo contra ônibus de simpatizantes do partido governista Frente Sandinista de Libertação Nacional. O veículo levava pessoas de volta às suas comunidades no norte do país depois de elas terem participado das comemorações pelo 35º aniversário da revolução, informaram fontes oficiais.

continua após a publicidade

Uma das agressões ocorreu à 1h da madrugada local (2h de Brasília) no quilômetro 60 da rodovia Panamericana Norte. Dois homens e duas mulheres morreram, informou o prefeito de Matagalpa, Sadrach Zeledón, que é dirigente regional do partido sandinista, ao canal 4.

O outro ataque ocorreu entre as comunidades de San Ramón e El Jobo, ao norte de Matagalpa, e nele morreu um homem baleado.

Um grupo denominado Forças Democráticas Nicaraguenses, que afirma estar lutando em armas contra o governo de Daniel Ortega, declarou ser responsável pelos ataques.

continua após a publicidade

A porta-voz do governo, Rosario Murillo, classificou os ataques como “massacres” derivados da “bestialidade de seres cheios de ódio” e disse que o presidente Ortega ordenou uma investigação minutos depois do ocorrido no domingo de madrugada. Fonte: Associated Press.