O presidente do Paraguai, Nicanor Duarte, anunciou nesta terça-feira (17) que renunciará ao cargo no próximo dia 23 com o objetivo de tomar posse como senador pelo Partido Colorado, que pela primeira vez em 61 anos atuará na oposição.

continua após a publicidade

Com a saída de Nicanor Duarte antes do fim de seu mandato, a presidência ficará temporariamente nas mãos do vice-presidente Francisco Oviedo, que deverá entregar o posto ao presidente eleito Fernando Lugo em 15 de agosto.

Alguns deputados de oposição disseram que rechaçarão a renúncia de Duarte.

Já o presidente em fim de mandato comentou: "Espero que haja racionalidade e me deixem jurar. Como dizia o apóstolo Paulo: a mesquinhez não se responde com mesquinhez, mas com generosidade. Não se pode obrigar ninguém a permanecer em um lugar onde não se quer estar. Nisso estou de acordo com o monsenhor Lugo".

continua após a publicidade

As declarações foram feitas em Assunção durante uma parada militar para marcar o 164º aniversário da criação do regimento de escolta presidencial.

Em 25 de dezembro de 2006, quando renunciou à posição de bispo de Igreja Católica, Lugo escreveu em carta à nunciatura apostólica do Vaticano na capital paraguaia: "sou livre para decidir onde quero estar".

continua após a publicidade