Netanyahu: Israel nunca recusou congelar construções

Israel nunca se recusou a renovar o congelamento de construção em assentamentos na Cisjordânia, mas os Estados Unidos pararam de fazer pressão por uma nova moratória, afirmou hoje o primeiro-ministro israelense Benjamin Netanyahu.

A rádio israelense e seu site informaram que Netanyahu disse ao Comitê de Assuntos Externos e Defesa que Washington não pediu inicialmente que Israel estendesse o congelamento de dez meses, encerrado em setembro.

“A verdade é que estávamos preparados para fazer isso, mas ao contrário do que foi relatado Israel não se recusou a estender a moratória”, disse Netanyahu aos ministros, segundo o site do diário Maariv. “No final, os Estados Unidos decidiram não tomar esse caminho, de forma correta, em minha opinião”, acrescentou.

Israel não recusou publicamente o pedido de Washington e Netanyahu disse que na época teria colocado o assunto em votação no gabinete se os incentivos norte-americanos tivessem sido apresentados por escrito, dentre eles o financiamento para aviões de guerra avançados e a promessa de veto a qualquer resolução no Conselho de Segurança (CS) da Organização das Nações Unidas (ONU) contra os interesses de Israel. A carta, aparentemente nunca chegou ao governo israelense.

Negociações de paz entre Israel e palestinos estão paralisadas desde setembro. O presidente palestino, Mahmud Abbas, diz que não pode retomar as conversações enquanto os israelenses continuarem a construir em terras que os palestinos querem para seu futuro Estado. As informações são da Dow Jones.

Grupos de WhatsApp da Tribuna
Receba Notícias no seu WhatsApp!
Receba as notícias do seu bairro e do seu time pelo WhatsApp.
Participe dos Grupos da Tribuna
Voltar ao topo