O primeiro-ministro de Israel, Benjamin Netanyahu, afirmou neste domingo que não colocará restrições à construção no leste de Jerusalém, adotando uma postura firme horas antes de sua primeira viagem para Washington desde que uma tensão diplomática emergiu entre os dois países aliados.

continua após a publicidade

Assim, Netanyahu desafia uma ordem dos Estados Unidos para cancelar um controverso projeto de construção de moradias na região. Os palestinos querem o leste de Jerusalém como capital do futuro Estado e se opõem à iniciativa.

Netanyahu disse ainda que estava disposto a ampliar as negociações indiretas com os palestinos. O premiê israelense inicialmente queria adiar uma discussão de assuntos como o status da área contestada no leste de Jerusalém, as fronteiras finais e o destino dos refugiados palestinos até que negociações concretas fossem iniciadas.

De acordo com o porta-voz do premiê israelense, Mark Regev, Netanyahu se reunirá na terça-feira com o presidente Barack Obama. As informações são da Associated Press.

continua após a publicidade