mundo

Nenhum sistema federal dos EUA foi afetado por ataque cibernético, diz assessor

O assessor de Segurança Interna dos Estados Unidos, Tom Bossert, afirmou nesta segunda-feira que nenhum sistema federal do país foi afetado pelo ataque cibernético que ocorre há alguns dias pelo mundo. Segundo Bossert, os EUA continuam a monitorar o quadro de perto, com a colaboração de companhias e também de outros países.

Em entrevista coletiva na Casa Branca, Bossert disse que o ataque cibernético já atingiu 150 países, com mais de 300 mil máquinas afetadas. Nos EUA, ele disse que o sistema da companhia de entregas FedEx foi prejudicado.

O assessor disse que os EUA investigam o ataque, mas até agora não sabem quem foi o responsável. Bossert também afirmou que o ataque não foi gerado por um instrumento da Agência Nacional de Segurança (NSA, na sigla em inglês). No domingo, a Microsoft havia dito que o instrumento usado no ataque veio de um código que teria sido roubado da NSA.

Bossert afirmou ainda que os usuários devem proteger seus softwares e que o ataque pode ser evitado com a atualização já disponível desde 14 de março da Microsoft. O assessor notou que aqueles que não têm uma versão registrada dos softwares ficam mais vulneráveis.

Grupos de WhatsApp da Tribuna
Receba Notícias no seu WhatsApp!
Receba as notícias do seu bairro e do seu time pelo WhatsApp.
Participe dos Grupos da Tribuna
Voltar ao topo