Negociadores fazem esboço de plano de desarmamento

Representantes dos países engajados nas negociações multilaterais em torno do programa nuclear bélico da Coréia do Norte chegaram a um acordo em torno do esboço de um plano de acordo com o qual todas as instalações atômicas norte-coreanas devem estar totalmente desativadas até o fim deste ano.

Apesar do acordo entre os representantes da China, dos Estados Unidos, do Japão, da Rússia e das Coréias do Norte e do Sul, o plano ainda é considerado um esboço porque um tratado mais detalhado ainda precisa ser avaliado pelos governos envolvidos.

O acordo entre os negociadores ocorreu naquele que seria o último dos quatro dias de contatos multilaterais ocorridos em Pequim. Participantes disseram que a rodada entrou em recesso. O governo chinês informou que uma nova reunião deve ocorrer dentro de 48 horas, de acordo com a resposta dos seis governos envolvidos.

A capital chinesa sediou até agora todas as rodadas do longo processo diplomático em andamento. A nova rodada de negociações começou em tom otimista depois de a Coréia do Norte ter concordado com a possibilidade de se determinar 31 de dezembro deste ano como prazo para o desmantelamento total de seu programa nuclear.

Grupos de WhatsApp da Tribuna
Receba Notícias no seu WhatsApp!
Receba as notícias do seu bairro e do seu time pelo WhatsApp.
Participe dos Grupos da Tribuna
Voltar ao topo