As negociações de paz entre israelenses e palestinos, que deveriam ocorrer nesta segunda-feira, foram canceladas depois que as forças de segurança de Israel mataram três palestinos durante confrontos na Cisjordânia, disse uma autoridade palestina.

continua após a publicidade

“A reunião que estava agendada para ocorrer em Jericó… foi cancelada por causa do crime israelense cometido em Qalandiya hoje”, disse a fonte, referindo-se ao campo de refugiados, onde os confrontos começaram antes do amanhecer.

As forças de segurança israelenses mataram três palestinos e feriram outros 19 durante uma operação de busca a um suspeito, segundo autoridades. Fontes da área de saúde disseram que Rubeen Abed Fares, 30 anos, e Yunis Jahjouh, 22 anos, foram alvejados no peito e Jihad Aslan, 20 anos, morreu de danos cerebrais.

O porta-voz da polícia de fronteira israelense, Shai Hakimi, disse que os policiais estavam em uma operação para prender um suspeito quando centenas de palestinos saíram às ruas e atiraram bombas, blocos de concreto e pedras contra os agentes de segurança.

continua após a publicidade

Ele disse que os policiais utilizaram munições especiais para manifestações, o que geralmente se refere a balas de borracha e gás lacrimogêneo. Segundo o representante, a polícia está investigando o incidente.

Em seguida, soldados correram para o local depois de um grupo se encontrar sob o ataque. O Exército israelense afirmou que os soldados abriram fogo após sentirem que suas vidas estavam em “perigo iminente”.

continua após a publicidade

“Multidões violentas e grandes como esta, que superam significativamente o número de agentes de segurança, não deixam outra escolha a não ser recorrer a munição letal em legítima defesa”, disse o porta-voz militar, o tenente-coronel Peter Lerner.

O primeiro-ministro palestino, Rami Hamdallah, condenou o incidente. “Esse crime demonstra a necessidade de uma proteção internacional urgente e eficaz para o nosso povo”, disse ele em um comunicado. Fonte: Associated Press e Dow Jones Newswires.