Um navio americano disparou tiros de advertência nesta terça-feira próximo a uma embarcação iraniana, de acordo com um oficial de defesa dos Estados Unidos. O incidente, que envolve o USS Thunderbolt, baseado no Bahrein, é o último confronto entre navios iranianos e navios de guerra americanos.

continua após a publicidade

O Thunderbolt estava participando de um exercício com navios de coalizão americanos e de outros países quando o barco de patrulha iraniano se aproximou, disse o funcionário. O navio iraniano não respondeu a chamadas de rádio e a sirenes, quando chegou a 150 metros do Thunderbolt, forçando os americanos a bordo a dispararem tiros de aviso, disse o funcionário.

continua após a publicidade

Os navios deixaram a área sem mais incidentes, disse o funcionário, que falou sob condição de anonimato. Oficiais iranianos e americanos não reconheceram imediatamente o incidente.

continua após a publicidade

O Irã e os EUA frequentemente têm encontros navais tensos no Golfo Pérsico. A Marinha americana registrou 35 incidentes que descreve como “interações não seguras e/ou não profissionais” com as Forças iranianas em 2016. Em 2015, foram 23 interações. Fonte: Associated Press.