O Dumai Express, uma embarcação com capacidade para 273 passageiros, viajava da ilha Batam para Pekanbaru quando naufragou em alto mar, na costa da ilha de Sumatra, na Indonésia, por volta das 10h da manhã (a 1h pelo horário de Brasília), segundo informações da polícia. As autoridades locais ainda não informaram as causas do acidente e estão investigando se uma suposta superlotação contribuiu.

continua após a publicidade

Segundo um oficial da Marinha indonésia citado pela agência Dow Jones, quatro pessoas morreram e outras 292 foram resgatadas do barco. Já a agência Associated Press informa nove mortos e 230 pessoas resgatadas com vida, acrescentando que as autoridades ainda não têm um número exato dos desaparecidos.

As autoridades indonésias não foram capazes de descrever precisamente como o Dumai Express afundou. “Não sabemos exatamente como o barco afundou e em que velocidade, mas as ondas eram muito grandes”, disse o porta-voz do Ministério de Transportes da Indonésia, Bambang Ervan.

Já o porta-voz da Marinha da Indonésia, Iskandar Sitompul, disse que o barco naufragou depois de ser atingido por ondas de até três metros de altura. “Não temos certeza se alguém ficou preso no barco. Aqueles que foram resgatados estão traumatizados”, disse.

continua após a publicidade

Outro barco, que fazia a travessia de Dumai à ilha Moro, próximo de onde o Dumai Express afundou, encalhou por volta das 14h (hora local), mas todas as 270 pessoas a bordo estavam a salvo, disse Ervan.

Na Indonésia, a população de 234 milhões de pessoas está espalhada em 17 mil ilhas que dependem de uma rede de transporte de navios e barcos que possui um fraco histórico de segurança. Em janeiro, até 335 pessoas morreram no naufrágio de um barco superlotado na costa da ilha de Sulawesi. Em dezembro de 2006, uma embarcação afundou durante uma tempestade na costa de Java, matando mais de 500 pessoas.

continua após a publicidade