Pelo menos 47 supostos imigrantes ilegais etíopes morreram no naufrágio de um navio que viajava em um lago em Malauí, informaram nesta quinta-feira meios de comunicação do país.
O acidente ocorreu na noite da última segunda-feira no distrito de Karonga (norte), confirmou o porta-voz do Serviço de Polícia de Malauí, Dave Chingwalu, citado pelo jornal local “The Daily Times”.
No entanto, os moradores da região não alertaram às autoridades sobre a ocorrência até o dia seguinte, quando os cadáveres foram vistos na superfície do lago.
Aparentemente, a embarcação, a bordo da qual viajava um número indeterminado de pessoas, afundou devido a um excesso de carga.
Três cidadãos malauianos foram detidos “sob suspeita de ter facilitado os movimentos do grupo” de imigrantes com ajuda de colaboradores tanzanianos, destacou Chingwalu.
Nos últimos anos, Malauí se transformou em um lugar de passagem de imigrantes da Etiópia e Somália que fogem da seca e de conflitos e tentam chegar à África do Sul, economia emergente da África do Sul.