Nasa pode patrocinar projetos espaciais privados

Pela primeira vez, a Casa Branca decidiu iniciar o patrocínio para que empresas privadas levem astronautas da Nasa para o espaço, mas a proposta enfrenta obstáculos políticos e de orçamento, segundo funcionários próximos ao projeto. A proposta, que deve ser incluída no próximo orçamento do governo de Barack Obama, deve abrir um novo capítulo no programa espacial norte-americano. O objetivo é estabelecer uma iniciativa extensa e multibilionária que permita que empresas privadas compitam para construir e operar aeronaves espaciais capazes de levar astronautas norte-americanos para órbita ou mesmo para outros pontos do sistema solar.

O Congresso deve contestar a segurança do conceito e pode se negar a trocar os dólares dos programas existentes pela nova iniciativa. O orçamento da Casa Branca para a Nasa também prevê apoio crescente para monitoração climática e projetos ambientais, além de cooperação internacional para programa tripulados e não tripulados.

Assessores de imprensa da Nasa e da Casa Branca se recusaram a comentar o assunto. Funcionários do governo e da indústria falaram sobre o direcionamento do novo orçamento da Nasa, mas não quiseram ser identificados. As informações são da Dow Jones.

Grupos de WhatsApp da Tribuna
Receba Notícias no seu WhatsApp!
Receba as notícias do seu bairro e do seu time pelo WhatsApp.
Participe dos Grupos da Tribuna
Voltar ao topo