A porta-voz da Casa Branca, Sarah Huckabee Sanders, negou nesta segunda-feira que os Estados Unidos não estão realizando ataques aéreos na Síria neste momento, apesar das acusações do regime de Bashar Assad.

continua após a publicidade

“Nós desejamos dissuadir os ataques químicos na Síria e o presidente Trump e a equipe de segurança nacional está acompanhando o que está acontecendo. Mas não houve ainda qualquer ataque aéreo”, afirmou Sarah, em coletiva de imprensa.

continua após a publicidade

Mais cedo, Trump afirmou que “nada está fora de cogitação”, nem mesmo uma nova ação militar americana no país. Ontem, o presidente dos EUA já havia escrito no Twitter que “o presidente Putin, a Rússia e o Irã são responsáveis por apoiar o animal Assad”, logo depois de ONGs denunciarem um ataque químico em Douma, no qual 40 pessoas morreram.

continua após a publicidade

Sarah foi na mesma linha. Ela disse que a Rússia “tem a obrigação” de garantir o fim do uso de armas químicas e que os EUA esperam o apoio do Reino Unido e da França contra a violência no país.

A porta-voz da Casa Branca afirmou ainda que “há diversas opções, incluindo a diplomacia, para o caso da Síria” e que o presidente americano só vai tirar as tropas do país quando houver segurança para civis.