Em visita a Nova Délhi, a secretária de Estado norte-americana, Condoleezza Rice, qualificou os ataques da semana passada em Mumbai como “o tipo de terrorismo em que participa a Al-Qaeda”. Condoleezza disse, em entrevista coletiva, que “haja ou não uma participação direta da Al-Qaeda, esse é claramente o tipo de terrorismo em que participa a Al-Qaeda”. Condoleezza também pediu “cooperação e urgência” do Paquistão nas investigações.
“Não vamos nos precipitar para tirar conclusões sobre quem é responsável por isso, ainda que os Estados Unidos estejam preparados e estão participando ativamente para compartilhar informação”, afirmou. A ida da secretária à Índia faz parte de uma ofensiva diplomática dos Estados Unidos para diminuir as tensões na região, após os ataques que deixaram mais de 170 mortos.
Condoleezza pediu a cooperação de “todas as partes que tenham alguma informação”, após citar a necessidade de ajuda do vizinho Paquistão. Altos funcionários indianos afirmaram que “elementos no Paquistão” estão envolvidos na violência. Funcionários norte-americanos também levantaram essa hipótese.