A prefeitura de Berlim pretende construir um Muro de Berlim virtual, para agradar aos milhares de turistas decepcionados que todos os anos esperam encontrar intacto o famoso símbolo da Guerra Fria.
O muro poderá ser visto através do MauerGuide (Guia do muro, ndr), aparelho semelhante a um palmtop com um sofisticado sistema multimídia acoplado a um receptor por satélite.
Imagens de vídeo e fotografias do muro, acompanhadas de explicações em alemão e inglês, serão armazenadas na memória do aparelho, mas a principal novidade será seu receptor GPS, com o qual se poderá ver exatamente todo o perímetro original do muro.
"MauerGuide oferece uma visão bem documentada e personalizada da história que agrada aos turistas e se insere bem em nossos planos de memória ao Muro de Berlim", disse Andre Schmitz, ministro da Cultura de Berlim, que apresentou o aparelho junto ao prefeito da cidade, Klaus Wowereit.
Atualmente é possível ver apenas três dos 155 quilômetros originais do Muro de Berlim. Após sua queda em novembro de 1989, o muro foi quase completamente desmantelado e grande parte da estrutura vendida, sendo que ainda hoje é possível comprar pedaços do muro pela internet.
![Grupos de WhatsApp da Tribuna](/resources/images/blocks/whatsapp-groups/logo-whatsapp.png)