O ônibus espacial Discovery decolou na madrugada desta segunda-feira rumo à estação espacial internacional, levando sete astronautas. Há três mulheres no ônibus espacial. Uma quarta já está na estação, desde que chegou ontem, em uma nave russa. Com isso, foi registrado o recorde de quatro mulheres no espaço ao mesmo tempo.
O Discovery transporta suprimentos e materiais para experimentos, para que a estação siga funcionando após o fim do programa dos ônibus espaciais, no fim deste ano. O voo desta segunda-feira é o último lançamento programado pela Nasa com o céu escuro. Só restam três missões da Discovery, que deve encerrar seus trabalhos em setembro.
Após essa data, não está claro o que pode ocorrer com as missões tripuladas dos EUA para o espaço. O programa da Nasa para explorar a Lua, chamado Constellation, já foi cancelado anteriormente pelo presidente Barack Obama, por seus altos custos.
